
EIXOS TEMÁTICOS
Eixo 1 – GEOGRAFIA CONTEMPORÂNEA.
Eixo 2 – EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, FORMAÇÃO DOCENTE E ALTERIDADES.
Eixo 3 – ENSINO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.
Eixo 4 – RELAÇÃO CAMPO E CIDADE.
Eixo 5 – ANÁLISE AMBIENTAL E GEOTECNOLOGIAS.
Eixo 6 – GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
Eixo 7 – CARTOGRAFIA ESCOLAR.
Ementa dos Eixos Temáticos / Grupos de Trabalho - GT
Eixo Temático 1 - GEOGRAFIA, SABERES E JUSTIÇA EPISTÊMICAEMENTA: Exploração das múltiplas formas de produção de conhecimento geográfico e dos tensionamentos entre ciência, saberes locais, tradicionais e populares. Debate sobre epistemologias críticas e decoloniais no enfrentamento ao colonialismo do saber, à marginalização de vozes e práticas subalternizadas e à invisibilização de sujeitos e territórios. A justiça epistêmica como categoria para analisar desigualdades na produção, circulação e reconhecimento dos conhecimentos geográficos. Experiências intercientíficas que articulam universidade, escola, comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas, camponesas, movimentos sociais e territórios urbanos. Metodologias participativas e inovadoras para pensar a pesquisa, o ensino e a extensão em geografia na perspectiva da justiça epistêmica.
Eixo Temático GT2 - FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA EMENTA: Propõe reflexões e debates sobre as relações entre políticas educacionais, formação docente e práticas pedagógicas em Geografia e em outras áreas do conhecimento, enfatizando o papel da disciplina como campo crítico e emancipatório. A educação geográfica é compreendida não apenas como transmissão de conteúdos, mas como construção de sentidos que dialogam com a vida dos estudantes, possibilitando a leitura crítica das contradições socioespaciais e o fortalecimento do pensamento reflexivo. A ação educativa, entendida como práxis no movimento ação–reflexão–ação, é analisada tanto nos espaços escolares quanto não escolares, articulando teoria e prática como dimensões indissociáveis. Nesse contexto, destacam-se a centralidade da alteridade reconhecendo as diferenças étnico-raciais, de gênero, culturais, religiosas, territoriais e geracionais e a valorização de propostas de ensino inovadoras, incluindo o uso da Cartografia Escolar, de recursos pedagógicos diversificados e de tecnologias digitais. Também são contempladas experiências e pesquisas sobre formação inicial e continuada de professores, que tenham como horizonte a construção de práticas pedagógicas comprometidas com a transformação social.
Eixo Temático GT3 - RELAÇÃO CAMPO E CIDADEEMENTA: Relação campo e cidade, aborda a importância das relações de interdependência e complementaridade entre as áreas rurais e urbanas, buscando analisar os movimentos sociais, econômicos e ambientais. Também busca refletir sobre as re-existências cotidianas no campo e na cidade, o êxodo rural, a formação de territórios e o desenvolvimento de políticas públicas que afetam ambos os espaços.
Eixo Temático GT4 - GEOGRAFIA SOCIOAMBIENTAL E GEOTECNOLOGIASEMENTA: Relação complexa entre sociedade e natureza, bem como na aplicação de Geotecnologias, como Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e sensoriamento remoto, para mapear, monitorar e analisar questões ambientais. Isso inclui a investigação de conflitos pelo uso da terra, das águas, do solo, das florestas, e os impactos de projetos de desenvolvimento e a busca por soluções sustentáveis, integrando dados espaciais para uma melhor compreensão, planejamento e gestão do território.
Eixo Temático GT5 - GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVAEMENTA: Análise crítica das práticas e políticas de inclusão no ensino de geografia, considerando as múltiplas dimensões da diversidade humana: deficiência, gênero, raça, etnia, classe social, geração e territorialidades específicas. Reflexões sobre o papel da geografia escolar e acadêmica na promoção da acessibilidade curricular, metodológica e comunicacional. Propostas pedagógicas inovadoras que incorporam recursos didáticos inclusivos, tecnologias assistivas, metodologias ativas e abordagens interculturais. Discussão sobre epistemologias inclusivas e decoloniais no ensino da geografia e sua contribuição para a construção de uma educação democrática e equitativa. Experiências de extensão universitária, projetos escolares e pesquisas que articulam geografia, inclusão e justiça social na produção de espaços mais acessíveis e plurais de aprendizagem.
INSCRIÇÕES
As inscrições já se encontram abertas para todo o público interessado em participar do Evento até o dia 17/11/2025, na condição de ouvinte, porém, para os interessados em apresentar os trabalhos deverão realizar inscrição no período de 17/10/2025 à 05/11/2025, através do Site Oficial Even3, onde se encontram as Normas de Submissão, bem como, a Programação completa.
Normas para submissão de trabalhos
Os trabalhos nas modalidades Comunicações Científicas, Práticas Educativas, Minicursos e Oficinas Pedagógicas deverão ser apresentados por professores de todos os níveis, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e por integrantes da comunidade em que os trabalhos/ações devem conter resultados de pesquisas teórica e/ou empírica, incluindo objetivos; metodologia; aporte teórico utilizado e referências.
Os resumos expandidos deverão ser escritos utilizando o modelo de resumo expandido disponível no site do evento e deve conter de 3 a 5 páginas, escrito em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, obedecer as normas da ABNT para artigos, seguir as orientações para estrutura do resumo expandido disponível e nomear o arquivo conforme segue: SemageoEixo? - Seu nome e data.
Os trabalhos serão submetidos na forma de resumo expandido, de acordo com o Eixo Temático de seu interesse e conforme as regras para sumissão a seguir:
1) É obrigatória a inscrição de pelo menos 1 (um/a) dos/as autores/as para proceder a submissão do resumo expandido;
2) A submissão do trabalho deve ser realizada por 1 (um/a) dos/as autores/as inscrito (s);
3) O autor que efetuar a submissão do resumo é o responsável exclusivo por incluir o(s) nome(s) do(s) coautor(es), seus respectivos níveis de formação no ato da inscrição pelo site do evento.
4) Após a submissão do resumo não serão aceitas inclusões de autores e a alteração da ordem dos nomes. Obs.: É preciso atenção no preenchimento dos dados no site do evento.
5) Cada resumo deve ter, no máximo, 4 (quatro) autoras/autores;
6) Cada participante do XIII Semageo UNEB-Jacobina poderá participar de, no máximo, 4 (quatro) resumos expandidos, sendo 1 como autor principal e até 3 como coautor;
7) Os resumos deverão ser submetidos exclusivamente por meio da plataforma oficial da XIII SEMANA DE GEOGRAFIA DA UNEB Campus IV-Jacobina, sendo dois arquivos em formato PDF, (um arquivo identificado e outro arquivo NÃO identificado);
8) Os trabalhos submetidos deverão estar de forma integral em dois modelos de PDF: o primeiro modelo NÃO deverá conter as informações dos/as autores/as, enquanto o segundo modelo deve conter o nome e dados dos/as autores/as. Ambos os modelos devem estar, exclusivamente, no formato PDF;
9) Os trabalhos submetidos poderão ser “Aprovados”, “Aprovados com ressalvas” ou “Reprovados”. Os resumos aprovados com ressalvas somente serão aceitos após as correções obrigatórias sinalizadas pela Comissão Científica da XIII Semageo UNEB Jacobina.
10) O resumo expandido deverá ter a seguinte estrutura:
a) Título e subtítulo (se houver o último);
b) Autor/Autora e Coautores, devendo conter, para cada um: e-mail e Instituição correspondente;
c) Palavras-chave: 3 (três) palavras-chave e que não estejam presentes no título, sendo separadas por “ponto e vírgula”;
d) Corpo do texto: deve abranger, de forma concisa e objetiva, os seguintes itens: introdução, discussões e resultados, considerações finais e referência;
e) O texto deverá ter um mínimo de 3 (três) e máximo de 5 (cinco) páginas, incluindo referências;
f) Referências: todas as referências utilizadas no corpo do texto devem constar neste tópico. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas da Associação Brasileiras de Normas Técnicas (ABNT) atual.
11) Para submissão dos resumos expandidos os(as) autores(as) devem seguir o modelo do template disponibilizado no link seguir para baixar o modelo clicando neste link.
Aspectos a serem avaliados: Adequação do título; Adequação dos Objetivos com o problema e metodologia de pesquisa; Estrutura do texto; Coesão; Abordagem do tema; e Normas técnicas.
A modalidade Práticas Educativas deve ser um relato reflexivo de experiência. Cada participante ou grupo deve apresentar uma descrição do trabalho em texto da produção de material de ensino para a aprendizagem de conteúdos diversos, no âmbito escolar ou acadêmico, independente de sua natureza teórica e metodológica (podendo anexar vídeo de até 5 minutos), e de suas ramificações nos campos da Geografia.
Os trabalhos serão apresentados por apenas um autor na forma oral em até 15 minutos. Ressalta-se que estará disponível projetor e lousa, e que cada participante poderá submeter apenas 1 trabalho como primeiro autor.
O texto da modalidade Oficina Pedagógica é um plano e deve conter: o tema; carga horária de 4 horas; número de participantes; objetivos; metodologia; recursos; e, referências.
Preencha corretamente o formulário de inscrição e os dados do trabalho (Comunicação Científica, Práticas Educativas e ou Oficinas Pedagógicas) e envie para o e-mail semageounebc4@gmail.com o formulário e o trabalho, e aguarde a confirmação de recebimento por e-mail por parte da comissão avaliadora.
É importante que seja realizada uma boa revisão no texto, pois, não será possível alteração posterior O resumo expandido será aceito ou não aceito.
Para aqueles que NÃO irão submeter trabalho, ou seja, que serão ouvintes, as inscrições poderão ser realizadas também nas mesas de atendimento, localizadas no pátio do Campus IV até o primeiro dia do evento.


