top of page

Apresentação

Semana de Geografia de 2017, foi um sucesso e agora, por iniciativa do Diretório Acadêmico de Geografia, do Colegiado do Curso de Geografia do Departamento de Ciências Humanas (DCH), Campus IV-Jacobina da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com o apoio do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) local e da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) realiza a XIII SEMANA DE GEOGRAFIA DA UNEB, Campus 4-Jacobina, como sendo um evento de cunho acadêmico-cultural, realizada na cidade de Jacobina-BA, entre os dias 17/11/2025 a 19/11/2025 e terá como tema “Sociedade, Educação e Meio Ambiente: Caminhos para uma Geografia Contemporânea.”, visando promover, também, reflexões acerca do Piemonte da Diamantina e seu entorno, como território produtor de conhecimento em seus aspectos geoambientais, sociais e culturais.

As inscrições já se encontram abertas para todo o público interessado em participar do Evento até o dia 17/11/2025, na condição de ouvinte, porém, para os interessados em apresentar os trabalhos deverão realizar inscrição no período de 17/10/2025 à 05/11/2025, através do Site Oficial Even3, onde se encontram as Normas de Submissão, bem como, a Programação completa.

A programação contará com mesa-redonda, oficinas pedagógicas, comunicação de trabalhos, exibição material audiovisuais, apresentações culturais e contará com a participação de egressos do curso, professores do Campus IV e convidados.

Palavras-chave: ensino; educação; geografia; extensão; território de identidade.

A Programação Completa conta com mesa-redonda, oficinas pedagógicas, comunicação de trabalhos, exibição de vídeos, espaço cultural com música, recital de poesia, lançamento de livros e a valorosa participação de palestrantes, principalmente dos professores egressos do curso de Geografia do Campus 4-Jacobina, onde irão expor suas trajetórias profissionais. Ao mesmo tempo, os participantes poderão realizar visitas a pontos turísticos da cidade e entorno para apreciar a rica cidade jacobinense. Veja mais em o que fazer em Jacobina.

Não percam oportunidade de fazer novos contatos! 

Envie seu trabalho e faça parte desta festa acadêmica da Geográfica.

Acesse nossos canais de comunicação:

XIII SemaGeo UNEB-Jacobina 2025 - Even3.

 @semageounebjacobina - Instagram.

Semana Geografia UNEB Jacobina - YouTube

Diretório Acadêmico de Geografia

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA CLICANDO AQUI

OBJETIVOS

  • Desenvolver diálogos entre a comunidade externa e comunidade acadêmica no âmbito de questões ligadas ao ensino, cultura e preservação ambiental no Território do Piemonte da Diamantina através de mesas-redondas, atividades de campo e oficinas.
     

  • Dialogar sobre as implicações, desafios e perspectivas da atual política nacional de educação com base no Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB), disponível em http://dcrb.educacao.ba.gov.br;
     

  • Promover intercâmbio de experiências e saberes entre a comunidade acadêmica e sociedade em geral sobre as dinâmicas socioculturais do Piemonte da Diamantina;
     

  • Socializar estudos e pesquisas produzidos por profissionais da Geografia e áreas afins, concernentes a temáticas, especialmente com os egressos da UNEB Campus IV-Jacobina;
     

  • Discutir os impactos socioambientais na microrregião de Jacobina advindo de um “progresso” desenfreado.

JUSTIFICATIVA

 

O curso de Licenciatura em Geografia da UNEB Campus IV-Jacobina-BA, ao longo dos seus 33 anos de existência promoveu doze edições da Semana de Geografia, com o objetivo de promover a integração e socialização dos conhecimentos geográficos produzidos nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil, em articulação com as demandas da sociedade. Assim, a presente proposta de sua 13ª edição se configura como espaço-tempo de debate sobre as profundas transformações sociais, econômicas e ambientais, marcadas

 

pelos efeitos de um modelo de desenvolvimento que, embora tenha promovido avanços tecnológicos e econômicos, também aprofundou desigualdades e agravou os impactos ambientais. O desmatamento, as mudanças climáticas, a urbanização desordenada e a exclusão social são expressões diretas da forma como as relações espaciais e territoriais têm sido estruturadas. Compreender essas dinâmicas exige um olhar geográfico que vá além da descrição dos fenômenos e se comprometa com a análise crítica de suas causas e consequências. Neste sentido a Geografia contemporânea, desponta como prática social, que contribui para uma abordagem integrada, que reconheça a complexidade dos sistemas socioambientais e valorize os saberes locais, a diversidade cultural e a ética ambiental, na perspectiva de uma educação geográfica que seja crítica, interdisciplinar e comprometida com a realidade.

 

Nesse cenário, destacamos a importância de trazermos para o centro do debate as questões socioespaciais do Território de Identidade do Piemonte da Diamantina, localizado no Centro Norte Baiano, sendo composto administrativamente pelos municípios de Caém, Jacobina, Miguel Calmon, Mirangaba, Ourolândia, Saúde, Serrolândia, Umburanas, Várzea Nova, bem como, alguns municípios de territórios vizinhos como Quixabeira, Capim Grosso, São José do Jacuípe, Mairi, dentre outros. O território tem predominância do clima semiárido e é banhado pelas bacias hidrográficas do São Francisco, Itapicuru e Paraguaçu, além do mais, ganha destaque pelas suas belezas naturais e cênicas.

 

A temática se justifica diante da necessidade de aprofundar reflexões sobre o território em uma escala geográfica local, visando suas dinâmicas socioambientais, sociais e culturais, seus desafios e suas potencialidades diante do avanço do capital. Ainda se torna relevante a necessidade de aproximar a comunidade acadêmica da comunidade externa, como associações e coletivos que discutem as geografias locais analisando a ocupação da paisagem no Centro Norte Baiano, atuando na proteção do território e da natureza.

 

Por fim, entendemos que esse evento tem grande potencial tanto de conhecimento científico quanto relevância de saberes territoriais frente aos avanços e conflitos atuais dentro das perspectivas geoambientais, sociais e culturais. Tendo em vista que a Semana de Geografia retorna depois de 8 anos, pretende-se por meio dessa retomada valorizar o interior como espaço produtor de conhecimento evidenciando o ensino, a pesquisa e extensão, haja vista que, integrar sociedade, educação e meio ambiente não é apenas um desafio teórico, mas uma necessidade urgente para pensar e construir um futuro mais justo, solidário e ambientalmente equilibrado. A Geografia, como ciência do espaço e da vida em sociedade, tem um papel fundamental nesse processo.

logo YouTube.png
logo instagram.png
logo Even3-eventos.png
DAGeo_UNEB-Jacobina.png

Copyright ©2025 SemaGeoUnebC4 Todos os direitos reservados | Idealização e desenvolvimento Edvaldo Hilário, UNEB-Jacobina-BA

bottom of page